D&D 5e

Como jogar com o Dragão Tartaruga

D&D Monster Monday: Tartaruga Dragão

Artigo publicado no Dungeons Solvers

Traduzido por Paulo “Faren” Henrique do Toca do Coruja RPG.

E revisado por Bruno Felipe, do Inimigos do D20.

Se inscreva em nosso canal clicando aqui

A tripulação começa a cantar quando você abre uma garrafa de hidromel em comemoração a um saque bem-sucedido em alto-mar. Você bebe um gole generoso das coisas boas e junta-se à alegria. O barco treme de alegria enquanto… espere… isso não deveria acontecer. Oh Deus, algo acabou de tirar um pedaço do convés inferior! UMA TARTARUGA DRAGÃO EMERGINDO AO LADO DO PORTO!

O meio do oceano é o único local onde o seu grupo está a salvo de ataques de dragões, certo? Quero dizer, com certeza eles podem voar até lá, mas isso é muito esforço para pouca coisa.

Errado!

Deixe-me apresentar a tartaruga dragão. Um dragão na forma de um tanque fortificado que percorre o oceano em busca de um tesouro. Em vez de voar, ele se propaga pelos mares para demolir navios e saquear as grutas subaquáticas das profundezas.

São criaturas com a ferocidade e o sopro de um dragão, mas com a carapaça blindada de uma tartaruga. Essa combinação mortal os torna uma ameaça tanto para os corsários quanto para os comerciantes de alto mar.

Vamos preparar os canhões e navegar até o Monster Manual: Livro dos Monstros para nos caçar um desses monstros fortificados e reivindicar seu tesouro!

Lore da Tartaruga Dragão

Como o nome indica, uma tartaruga dragão é a combinação de um dragão e uma tartaruga. Essas bestas gigantescas têm aparência de tartaruga, mas têm natureza de dragão.

Como seus primos dragões, a tartaruga dragão é obcecada por tesouros. Eles são frequentemente encontrados vasculhando (ou causando) naufrágios em busca de ouro, joias e itens mágicos que eles levam para seu tesouro em alguma caverna subaquática.

Devido à sua ânsia por tesouros, as tartarugas dragão são facilmente compradas. Os marinheiros podem garantir uma passagem segura para seus navios entregando uma oferta de objetos de valor a uma tartaruga-dragão com a qual toparem.

Os sahaugins vão além e oferecem-lhes tesouros como pagamento por trabalhos mercenários. Com a ajuda do hálito de vapor de uma tartaruga dragão, os salteadores sahuagin podem dizimar povoados costeiros com facilidade.

Ao todo, as tartarugas dragão são feras temíveis, mas não são astutos ou inteligentes como um dragão típico. Elas contam com sua força bruta e poderoso sopro para reivindicar os tesouros que procuram.

Estatísticas e Características da Tartaruga Dragão

Você pode encontrar o bloco de estatísticas da tartaruga dragão na página 83 do Monster Manual: Livro dos Monstros.

Tamanho: dragão Colossal

CA: 20 (armadura natural)

PV: 341 (22d20 + 110)

Deslocamento 6m, natação 12m

FOR: 25 (+7)

DES: 10 (+0)

CON: 20 (+5)

INT:10 (+0)

SAB: 12 (+1)

CAR: 12 (+1)

Uma CA de 20 junto com 341 de PV básico dá à tartaruga dragão uma forte base defensiva. Não são só difíceis de acertar, mas também têm uma quantidade substancial de carne embaixo de suas cascas!

Seus 6 metros de movimento permitem que eles se movam pesadamente em terra, mas são criaturas surpreendentemente ágeis quando nadam. Seus 12 metros de deslocamento de natação já é muito bom, mas quando você considera as regras de combate subaquático, é mais que o dobro da velocidade de um PJ de tamanho médio típico. Você pode correr mais que elas, mas não conseguirá nadar mais que elas!

A progressão do valor de atributo da tartaruga dragão é desanimadora para uma criatura ND 17. Não me interpretem mal, sua Força e Constituição são ótimas. No entanto, o resto de seus modificadores de atributo ficam a desejar.

Felizmente, isso não afeta suas salvaguardas, visto que elas têm proficiência em todas essas três estatísticas. Ainda assim, elas não vão impressionar a mesa com nenhum teste de atributo.

Resistências, imunidades, Salvaguardas e Perícias

Salvaguardas: DES +6, CON +11, SAB +7

Resistências a Dano: ígneo

Sentidos: visão no escuro 36 m, Percepção passiva 11

Idiomas: Aquan, Dracônico

ND: 17 (18.000 XP)

Como mencionei antes, suas proficiências nas salvaguardas são um acréscimo fantástico ao bloco de estatísticas dela. Ter proficiência em salvaguarda em todas os três atributos comuns de Salvaguarda é uma adição fantástica e necessária. Sem isso, a tartaruga dragão seria suscetível a qualquer Salvaguarda que não fosse de Constituição devido à falta de imunidades de condição, resistência à magia ou ações lendárias.

A falta de resistência a dano é surpreendente para uma criatura ND 17. Além disso, durante o combate subaquático, a tartaruga dragão já tem resistência a dano ígneo, então sua única resistência a dano serve para pouca coisa a maior parte do tempo.

Os 36 metros de visão no escuro são bons para observar as profundezas escuras do oceano, mas não posso ver muita utilidade  com sua percepção passiva 11.

No geral, acho que elas são uma criatura decente, mas ND 17 parece um pouco alto devido a alguns problemas importantes com seu bloco de estatísticas. No papel, elas parecem equilibradas, mas falta bastante coisa que a tornaria uma criatura com alto ND assustador de se encarar.

Características

Anfíbio. O dragão tartaruga pode respirar ar e água.

Ações

Ataques Múltiplos. O dragão tartaruga faz três ataques: um com a mordida e dois com as garras. Ela pode fazer um ataque com a cauda no lugar dos dois ataques com a garra.

Mordida. Arma de Combate Corpo a Corpo: +13 para acertar, alcance 4,5 m, um alvo. Dano: 26 (3d12 + 7) dano perfurante.

Garras. Arma de Combate Corpo a Corpo: +13 para acertar, alcance 3 m, um alvo. Dano: 16 (2d8 + 7) dano cortante.

Cauda. Arma de Combate Corpo a Corpo: +13 para acertar, alcance 4,5 m, um alvo. Dano: 26 (3d 12 + 7) dano contundente. Se o alvo for uma criatura, ele deve ser bem-sucedido em uma salvaguarda de Força CD 20 ou é empurrado a até 3 metros do dragão tartaruga e fica caído.

Sopro de Vapor (Recarga 5 – 6).O dragão tartaruga exala vapor escaldante em um cone de 18 metros. Cada criatura nessa área deve fazer uma salvaguarda de Constituição CD 18, sofrendo 52 (15d6) pontos de dano ígneo se falhar, ou metade do dano em caso de sucesso. Estar submerso não concede resistência contra este dano.

A tartaruga dragão tem uma variedade de opções para sua Ação de Ataque. Eles têm duas opções de Ataques Múltiplos com um alcance de 18 m. Ataque em Área que causa bastante dano.

Ataques Múltiplos 1 é uma ação de três ataques que causa uma média de 58 de dano cortante/perfurante por ação.

Ataques Múltiplos 2 tem apenas dois ataques e causa menos dano do que Ataques Múltiplos 1, causando 52 de dano de perfurante/contundente. No entanto, o ataque de cauda nesta opção tem 1,5 metros a mais de alcance do que seus ataques com a garra e tem a hipótese de empurrar o alvo 3 metros para trás e derrubá-lo. A salvaguarda de Força DC 20 que ele exige também dificultará qualquer PJ que não tenha um bom save de força.

Sopro de Vapor é um ataque de ação única que causa uma tonelada de dano a qualquer criatura que estiver em seu cone de amplo alcance de 18 m. A salvaguarda de Constituição DC 18 para receber metade do dano desse ataque também é bem forte. Ele também tem uma taxa de recarga de 33,33%, então tem boas chances de brilhar algumas vezes na luta.

Forças do Dragão Tartaruga

Defesas Básicas Respeitáveis

O dragão tartaruga tem fantásticas defesas bases. Eles têm CA fantástica graças ao seu casco de tartaruga-gigante e uma boa quantidade de PV por ser uma criatura enorme com uma tonelada de constituição.

Suas proficiências nas salvaguardas os tornam excelentes nos três saves mais comuns em 5e. Isso é uma vantagem que não pode ser subestimada.

Embora sua resistência a dano ígneo seja redundante na maior parte do tempo, é bom que eles sempre tenham resistência a um dos tipos de dano mais comuns no jogo.

Mobilidade Sólida & Deslocamento de Movimento

Embora seu deslocamento em terra seja fraco, seus 12 metros de deslocamento nadando impossibilitam fugir do dragão tartaruga caso você os encontre na água. Você poderia ultrapassá-los em um navio, mas isso assumindo que o Sopro de Vapor dele não dizimaria sua embarcação em um golpe.

Seu alcance de 3-4,5 metros com seus ataques lhes dá benefícios adicionais ao se posicionar. Sem mencionar seu Sopro de Vapor, que atinge alvos a até 18 metros de distância. Eles têm bastante alcance para combinar com sua fantástica velocidade de natação, tornando-se criaturas surpreendentemente móveis.

Além disso, seu ataque de Cauda dá a eles uma opção de deslocamento de movimento que também derruba um alvo, efetivamente cortando sua velocidade pela metade.

Fraquezas do Dragão Tartaruga

Pouco Dano

Sopro de Vapor é um ataque de forte impacto, desde que você possa pegar a maioria dos seus inimigos nele. No entanto, o problema com o dano do dragão tartaruga surge nos turnos em que o Sopro de Vapor está em recarga.

Ambos os Ataques Múltiplos têm dano médio irrelevante para uma criatura ND 17. Sendo esse o caso, é sempre melhor usar a cauda da criatura para derrubar alguém ao invés de se preocupar com o dano médio de +6 por Ação que o combo mordida/garras dá.

É quase como se os designers estivessem equilibrando a tartaruga em torno de Ações Lendárias como seus primos dragões, mas se esqueceram de adicioná-las. Do jeito que estão, eles são dragões mais fracos e que não podem voar. Quero dizer, eles até têm o mesmo ND de um dragão vermelho!

Escassez de Defesas de Alto Nível

Ao usar um dragão vermelho adulto como exemplo, o dragão tartaruga está próximo no que diz respeito à falta de imunidades à condição, resistências/imunidades a danos, etc. Ambas as criaturas contam com suas proficiências em salvaguardas fortemente reforçadas para evitar que sejam controladas por multidão.

No entanto, o dragão vermelho adulto tem Resistências Lendárias, o que lhe dá pelo menos alguns passos a frente em um encontro desafiador para aventureiros de alto nível. Se o dragão tartaruga falhar em uma salvaguarda, ele pode ficar paralisada por algum tempo!

Acho que o dragão tartaruga precisa de um pouco de carinho para chegar próximo à seus primos.

Como Jogar Como um Dragão Tartaruga

Use Sopro de Vapor sempre que estiver disponível

Sopro de Vapor garante o dano do dragão tartaruga. Quando estiver disponível, eles se tornam uma ameaça absoluta, especialmente porque não são afetados pela resistência ao fogo concedida pelo combate subaquático. Portanto, é melhor usá-lo sempre que estiver disponível.

No entanto, como com qualquer outra ação recarregável, você deve se esforçar para extrair o máximo possível de cada uso devido à sua escassez de disponibilidade. Portanto, você deve ter como objetivo atingir pelo menos dois alvos com ele em cada uso. Se você está atacando apenas um único alvo, você também pode usar um Ataque Múltiplo.

Sinceramente, com seu alcance de 18 metros, acertar pelo menos dois alvos em seu alcance não deve ser um problema. Sua área de efeito é enorme, então a única chance que o grupo tem de evitá-lo é se espalhar e esperar encontrar cobertura no fundo do mar.

Derrube-os!

Embora o combo de ataques múltiplos mordida/garras cause mais dano em média do que o combo mordida/cauda, na verdade, eu sugiro usar o combo mordida/cauda com mais frequência. Esse deslocamento de movimento em um cenário de combate subaquático que já prejudicou severamente a movimentação do grupo, tornando-se o posicionamento algo mortal.

O empurrar e derrubar de 3 metros é uma maneira fantástica de se preparar para o Sopro de Vapor. Ele praticamente estagna o alvo devido à sua velocidade de movimento severamente reduzida, então tudo que seu dragão tartaruga precisa fazer é nadar para acertar pelo menos alguém dentro do seu sopro.

Além disso, se o dragão tartaruga tiver quaisquer lacaios, deixar o grupo caído aumenta bastante a vantagem em ataques corpo a corpo.

5 Ganchos de História para Dragão Tartaruga

  • Dando uma Mordida na Competição — Dezenas de navios chegaram à costa nos últimos meses. Estranhamente, cada navio está perdendo um pedaço de seu casco de uma maneira que se assemelha a uma marca de mordida.
  • A Defesa Desesperada — As cidades costeiras assentadas na costa do grande oceano têm sido atacadas implacavelmente por sahaugins ao longo dos anos. No entanto, a cidade sempre ganhou. Porém, nos últimos meses, muitas cidades foram dizimadas devido a um dragão tartaruga surgindo e incendiando a cidade com seu Sopro de Vapor!
  • Um Escudo Resistente a Chamas — Antes de enfrentar o infame dragão vermelho que tem aterrorizado o campo, considere adquirir um escudo resistente a chamas. Ouvi dizer que a carapaça de um dragão tartaruga é um material resistente as chamas…
  • Horror Profundo — Incontáveis tesouros de navios naufragados jazem no fundo do oceano. Dizem que uma criatura monstruosa, um dragão tartaruga, coleta e guarda esses tesouros. Uma alma corajosa que o derrotasse seria rica para o resto da vida!
  • Passagem segura? — Comerciantes experientes que viajam pelo mar mantêm um baú extra de ouro e joias a bordo. Dizem que este baú poderia ser usado para trocar a vida de sua embarcação, caso eles entrassem em contato com uma fera mística faminta por tesouros.

Conclusões.

O dragão tartaruga é uma versão interessante de um dragão clássico. Em vez de velocidade de voo super-rápido e asas poderosas, eles têm um exterior resistente e brilhante com uma velocidade de natação impressionante.

Eles têm uma base fantástica com defesas sólidas, uma variedade de ataques e proficiência em salvaguardas de alto valor. Infelizmente, além dessa base sólida, eles precisam de um pouco de atenção. Com o mesmo ND, seus primos alados têm um monte de truques e mecânicas divertidas, enquanto causam mais dano por rodada.

Ainda assim, se você está procurando uma criatura aterrorizante e gigantesca que pode destruir um navio em um piscar de olhos, o dragão tartaruga é uma opção fantástica. Suas informações básicas fornecem muitas maneiras de utilizá-los em qualquer campanha marítima.

Comment here