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Ferramenta Monstros em Level Up: Advanced 5th Edition

Artigo Original em: https://www.levelup5e.com/news/monster-tools

Traduzido por Paulo “Faren” Henrique do Toca do Coruja RPG.

E revisado por Bruno Felipe, do Inimigos do D20.

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Recursos para Monstro

Como você já deve saber, tivemos muito trabalho com os monstros em Level Up: Advanced 5th Edition. Tivemos, entre outras coisas:

  • Revisão da matemática dos monstros.
  • Mudança nos níveis de desafios.
  • Adicionamos tabelas úteis para cada monstro, contendo nomes, rastros, comportamentos, características do covil, encontros e muito mais.
  • Criamos novas variantes divertidas para muitos dos monstros principais.
  • Feitiços foram inclusos como ações no bloco de estatísticas para evitar a necessidade de procurar coisas extras.
  • Estatísticas úteis inclusas, como bônus de proficiência e CD de manobras.

Mas isso não é tudo. Também queremos fornecer muitas ferramentas para ajudá-lo a criar seus próprios monstros e encontros equilibrados.

Criando Monstros

The Monstrous Menagerie contém um apêndice que o orienta no processo de criação do seu próprio monstro. Embora isso sempre seja uma mistura de arte e ciência, tentamos fornecer um material concreto sobre o tema.

Nosso guru da matemática dos monstros (não, não o Monster Mash!) É Paul Hughes, que você deve conhecer em seu Blog of Holding, onde ele disseca e reconstrói monstros a partir das regras básicas. Com gráficos. Muitos gráficos! Paul realmente sabe matemática dos monstros.

Por exemplo, temos uma tabela que informa a média de CA, Pontos de Vida, Bônus de Proficiência, Bônus de Habilidade, Dano por Rodada e CDs de salvaguarda Fácil e Difícil para cada Nível de Desafio.

Essas pontuações básicas podem ser modificadas para mais ou para menos, fornecemos aqui diretrizes sobre o que acontece quando você faz isso. Por exemplo, se você aumentar a CA de um monstro em 3 pontos e quiser que o ND permaneça o mesmo, você pode reduzir seus pontos de vida ou dano por rodada em 5% para cada ponto de CA adicionado.

Modelos

Este livro inclui vários modelos que podem ser aplicados a uma ampla variedade de monstros. Por exemplo, o modelo de esqueleto pode ser aplicado a qualquer besta, humanoide, gigante ou monstruosidade, permitindo que você crie esqueletos ursos, berserkers, buletes e diversos outros horrores.

Construindo Encontros

A construção de encontros também recebeu uma revisão.

Os encontros são compostos por vários elementos, incluindo monstros e desafios de exploração. Ambos podem ser misturados livremente em um encontro, pois cada um tem um Nível de Desafio.

Existem alguns macetes para avaliar a dificuldade de um encontro:

  • O Nível de Desafio total de todos os monstros é próximo à metade do nível total do grupo? Nesse caso, o encontro de combate será difícil. Se o ND total for menor que isso, a batalha será mais fácil; conforme o ND fica mais alto, a batalha fica mais difícil. Se o ND total for igual ou superior ao nível total do grupo, o combate pode ser impossível de vencer!
  • Existem monstros com um ND 50% maior do que o nível médio dos personagens? Nesse caso, a batalha pode ser mais mortal do que o previsto.
  • Os aventureiros são de nível 4 ou inferior? Mantenha as batalhas pendendo para o mais fácil, especialmente as contra muitos inimigos! Para aventureiros de nível baixo, a má sorte nos dados pode transformar uma batalha possível em impossível.

Você se acostumara com a ideia de encontros fáceis ou difíceis em O5E. Nós Classificamos cada uma das possibilidades. Por exemplo:

Confrontos Difíceis

  • Uma batalha em que o ND do encontro é aproximadamente igual a 1/2 do nível total do grupo.
  • Uma luta em que os aventureiros devem gastar recursos significativos para triunfar. Perder é possível, mas as chances estão do lado do grupo.
  • Entre um descanso longo e outro, o grupo provavelmente consegue enfrentar 1 batalha dessas por estágio (1 luta difícil no 1º nível, 4 lutas difíceis no 17º nível).
  • Para um grupo de Nível 1, uma batalha difícil pode facilmente provar-se mortal.

Destaque desta secção é uma grande tabela que permite que você compare o nível médio do grupo com o ND do encontro para descobrir o quão difícil será a batalha. Também calculamos resultados para grupos de 2, 3, 4, 5 ou + 6 aventureiros.

A seção de criação de encontros também contém informações sobre como modificar os encontros para grupos de nível baixo, usando monstros de elite ou lendários, orçamento de pontos de encontro para o dia de aventuras em diferentes estágios de jogo, como incluir um desafio de exploração em um encontro de combate ou vice-versa.

Além disso, também temos detalhes sobre como adicionar vários elementos de encontro, como escuridão, lava, subaquático, teias, multidões e muitas, muitas outras coisas, e como essas coisas afetam o ND do encontro. Por exemplo:

Plantas Venenosas (+1 ND)

Encontrar os indicativos de vegetação perigosa requer um teste de Natureza CD 15. As plantas venenosas podem ser tão esparsas quanto arbustos em um campo ou tão difundidas quanto ervas daninhas.

Quando uma criatura começa seu turno dentro da área ou entra na área da plantas pela primeira vez em um turno, ela faz uma salvaguarda de Constituição CD 10, recebendo 3 (1d6) dano de veneno em uma falha ou metade do dano em um sucesso.

É claro que há coisas mais exóticas também, como mofo marrom, baixa gravidade, minério magnetizado, cristais de memória e outras coisas divertidas para surpreender seus jogadores!

E tem mais

Essa é apenas uma rápida espiada em algumas das coisas que fizemos com os monstros. Nós realmente trabalhos muito por baixo dos panos e há muito mais que não tivemos espaço para falar hoje. Mal podemos esperar para compartilhar tudo com você… em apenas 8 semanas!

Comments (1)

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